20130821

Central Rodoviária de Rio Maior por Paulo Tormenta

Todos os dias somos bombardeados por um numero sem fim de projetos. Eu sei, já falei sobre o assunto. Continuando... A internet é fantástica e os sites de arquitetura são os melhores amigos dos arquitetos, dos estudantes de arquitetura ou simplesmente dos apreciadores desta bela arte, que procuram aprender, informar-se ou simplesmente, ver. Estas bibliotecas electrónicas são autênticos depósitos de imagens, plantas ou de vídeos de arquitetura que estão ao dispor de qualquer um. Ontem, regressei ao passado e perdi-me neste grande arquivo e encontrei este fantástico projeto.

A Central Rodoviária de Rio Maior, projeto de 2011, é uma obra lindíssima realizada pelo arquiteto Paulo Tormenta. Mal vi as imagens, fiquei  logo rendido à peça que este autor realizou. É "leve", elegante e recheada de pormenores bastante interessantes. Depois de ler a memória descritiva aqui, decidi "copiar" este excerto, que reflete na perfeição as preocupações e as intenções do arquiteto. Mais informações aquiEnjoy!

"(...)Uma lâmina, ou folha de betão branca de grande intensidade plástica, que resolve toda a proposta revelendo através de uma grande transparência uma enorme caixa revestida a painéis de madeira onde se organiza o programa do edifício (bilheteira, controle da central, átrio de espera...). A transparência do edifício permitirá aos utilizadores desfrutarem da envolvente verde que constitui a área desportiva sentindo a delicadeza formal do objecto, sóbrio e elegante remetendo-nos para uma percepção dinâmica e moderna de uma cidade em movimento."

©Fernando Guerra

©Fernando Guerra

©Fernando Guerra

©Fernando Guerra

©Fernando Guerra

©Fernando Guerra





Sem comentários :

Enviar um comentário