20130812

Centro Cultural de Viana do Castelo por Souto Moura

Depois de ter publicado um pequeno post sobre o recente projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura, ver aqui, hoje, tenho a oportunidade de partilhar com vocês uma galeria recheada de imagens, plantas e alguns rascunhos do Centro Cultural de Viana do Castelo, cedida pelo fotógrafo João Morgado.

A minha leitura sobre este projeto é simples. Embora tenha claras influências no Centre Georges Pompidou dos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, eu gosto. Gosto dos planos ortogonais, cinzas, rasgados por grandes vãos que contrastam, na cobertura, com toda aquela parafernália de tubos, máquinas e afins. O mix entre ortogonal e dinâmico é bastante atraente, não é? Quantos aos interiores... são simples, funcionais e parecem-me ser de "fácil utilização". Só há um se não, o revestimento em madeira, várias vezes utilizado por este autor em outros projetos, neste caso, pareceu-me o elemento menos bem conseguido, aliás... foge ao conceito high-tech que todo o equipamento parece transmitir. Para terminar, gosto ainda, do volume que compõe as casas de banho, branco e visualmente independente da estrutura (ver imagens) e claro, adorei também a sinalética dos wc, que pode ser vista, por exemplo, na Casa das Histórias Paula Rego.

Apesar de ainda não o ter visto "ao vivo" já me relataram maravilhas desta peça. Para além de o considerarem um género de negativo do projeto vizinho - Biblioteca de Viana de Castelo - desenhada pelo "nosso" Siza Vieira.

Esta foi a minha perspectiva sobre este projeto, vejam as imagens e tirem as vossas próprias conclusões. Enjoy!

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado


©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado


©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado

©João Morgado






Sem comentários :

Enviar um comentário