20130429

Casa Pronta?

A minha visão:
Por norma, o blog, é um espaço onde escrevo sobre assuntos que gosto. No entanto, hoje, vou falar de um tema que NÃO GOSTO! Acredito que este tema seja complexo e merecedor de uma análise mais cuidada, porém, o tempo urge e eu tenho algumas coisas a falar...

Num conto geral, a Casa Pronta é o nome de uma campanha publicitária que anda por ai "forrar" os balcões dos cafés... Esta estratégia publicitária, pretende através de alguns modelos tipos (lifestyle, atlântica, raízes, al campo, evolution, oeste, contemporânea, entre outros...) construírem "O seu sonho num ano e ao seu preço." (é este o lema da campanha). Fiquei perplexo quando peguei nesta "bruxura" e vejo os renders do modelos em cima mencionados. Não me refiro à qualidade dos projetos, que não é isso que está em questão, refiro-me ao conceito patente nesta campanha.

Na ótica do consumidor, geralmente, quando procuram um arquiteto, procuram essencialmente exclusividade. Procuram a casa dos seus sonhos, sim... mas, pretendem um projeto único. Pretendem ainda, que as suas necessidades sejam colmatadas através de um estudo dirigido às suas vivências e às suas necessidades, ora através de um programa pensado para o cliente, ora através de um volume pensado especialmente para aquele espaço (leia-se terreno), para não falar das questões mais técnicas de um projeto, que normalmente são intransmissíveis.

Mas... então o que é "isto"? Uma empresa que propõem máquinas de habitar... É isso? Soluções iguais para todos os clientes, com apenas algumas variantes que estão intrinsecamente ligadas a um nome pré-estabelecido e por consequência, a um determinado modelo? Não percebo... Posso estar a fazer a leitura errada, no entanto, se esta estratégia pretende colmatar o atual estado da arquitetura portuguesa, então não me parece esta a solução.

Os sonhos não são fáceis de realizar... tudo na vida é complicado, é difícil e dá muito trabalho. Por isso, deixo um conselho de amigo aos supostos clientes desta campanha. Não se deixem manipular. Procurem um arquiteto!

A visão "deles":

Sem comentários :

Enviar um comentário