20130324

Porto - Capital Portuguesa da Arquitetura ?

Edifício Vodafone por Barbosa & Guimarães Arquitetos ©FernandoGuerra

A propósito de um artigo da revista alemã Hauser, que anda "por aí" (leia-se facebook) a fazer furor, hoje, decidi divagar um bocadinho sobre o assunto. O artigo refere-se à cidade do Porto como a capital portuguesa da arquitetura, ver AQUI. E a questão que se coloca é: Será? Na minha óptica, as coisas não são assim tão claras e lineares, Lisboa também possuí um "portefolio" de luxo capaz de "competir" para esta distinção. No entanto, a verdade é uma, qual é a cidade europeia que acolhe dois Pritzker? Os arquitetos, Eduardo Souto Moura e o Álvaro Siza Vieira, como devem calcular já fazem parte do património arquitectónico desta cidade e claro que este estatuto de "Capital Portuguesa da Arquitetura" teria de ser sustentado por algo "palpável"...

Casa da Música por Rem Koolhaas ©Anónino


"Porto Capital Portuguesa da Arquitetura" soua-me bem!

Infelizmente, esta ideia emerge através da "voz" de Ansgar Steinhausen, um jornalista alemão... porém, pareceu-me ser bastante válido e com pernas para andar. As pessoas responsáveis ou as que possuem algum poder junto das entidades competentes podiam estudar e perceber qual é a viabilidade deste projeto. Pessoalmente, acho que é bastante válido e quando falo assim faço-o por comparação, porque se olharmos com alguma atenção existem capitais de tudo em Portugal, ora vejamos: Peniche - Capital do Surf, Óbidos - Capital do Chocolate, Paços de Ferreira - Capital do Móvel... e os exemplos não terminam por aqui, porque não uma Capital da Arquitetura?

Museu de Serralves por Álvaro Siza Vieira ©JoãoMorgado


Neste seguimento, decidi escolher quatro edifícios construídos nos últimos 20 anos, presentes neste post, que poderiam, por exemplo fazer parte de um roteiro digno de uma Capital da Arquitetura. A recolha das imagens foi aleatória, no entanto, vejam a qualidade das obras e a diversidade de autores que podemos encontrar numa cidade como o Porto. E digam-me de vossa justiça se esta distinção não cai que nem uma luva na Invicta. Enjoy!

Living Foz por dEMM Arquitetura ©PedroLobo

Sem comentários :

Enviar um comentário