20130309

Casa em Pedrogão por Phyd Arquitetura

"Less is More", já dizia o mestre Mies Van der Rohe.

É nesse contexto, que hoje, quero falar-vos desta habitação, concluída em 2008 em Pedrogão, Torres Vedras. Desenhada pelo atelier do arquiteto Paulo Henrique Durão - Phyd Arquitetura, esta casa é o reflexo do que melhor se faz em Portugal. "Viver abaixo do solo, sobre ar" e "viver dentro da matéria, entre a paisagem" são frases que destaco da memória descritiva (ler AQUI) como as que melhor identificam este projeto. A primeira, "Viver abaixo do solo,(...)", retrata a estratégia adoptada pelo autor, exemplo similar presente na Villa Arra, ou seja, a entrada principal é realizada através de uma bateria de escadas que se localiza à cota da cobertura que por sinal é ajardinada, isto acontece, porque o programa da habitação se encontra inserido no terreno. O "(...)sobre de ar" refere-se a um espaço vazio, que podemos ver nos cortes. Este espaço, surge porque o piso habitável encontra-se sobre uma estrutura plana que assenta através de vários pilares no terreno inclinado. É neste piso que se suporta o volume habitável em que numa das extremidades encontramos a piscina. A segunda frase, acaba por refletir o cuidado do arquiteto em desenhar um volume elegante que "mergulha" no terreno e esconde-se entre a paisagem, esta mesma sensação está presente na visão interior/exterior (ver nas imagens).
Perspectiva Poente ©Tânia Dias


Não posso terminar, sem referir mais quatro pormenores, três bons e um menos positivo. Pessoalmente, gostei das caixilharias sem expressão, gostei do betão aparente nos tetos e nas paredes e para terminar, gosto do revestimento do piso, um ripado em madeira que se prolonga do interior para o exterior. Quanto ao pormenor menos positivo, tenho de falar da iluminação natural. Se na sala este aspeto está muito bem resolvido, através da orientação do volume com o sol e na casa de banho a entrada de luz pareceu-me suficiente, já no quarto, a entrada de luz que podemos ver nas imagens, não me parece adequada. Mas, percebo que dada a implantação do volume não haveria muito mais a fazer...

O projeto é pequeno e de fácil leitura o que acaba por o tornar num volume mais interessante e mais fácil de moldar, exemplo similar com a casa do Gêres dos Correia & Ragazzi. No entanto, estes projetos não deixam de ser excelentes exercícios, servem para os arquitetos fazer experiências, testar materiais, técnicas, enfim... para depois serem adoptadas em projetos mais complexos. Portanto, este trabalho, não deixa de ser uma excelente referência! Vejam as imagens(via habitarportugal.org)
Perspectiva Norte ©Tânia Dias















Perspectiva Sudoeste ©Tânia Dias















Perspectiva Sul ©Tânia Dias















Perspectiva da Entrada ©Tânia Dias


Perspectiva Interiores ©Tânia Dias










Perspectiva Interiores ©Tânia Dias















      
Entradas de Luz ©Tânia Dias



























Plantas, Alçados e Cortes ©Phyd Arquitetura

Sem comentários :

Enviar um comentário