20121007

ARXportugal, Prémios Construir 2012 e a Crise!

Antes de tudo, não posso deixar de felicitar os ARX portugal, um dos meus gabinetes favoritos, que há coisa de dias, foram premiados como o melhor atelier de arquitectura português pelos Prémios Construir 2012. Parabéns!! Mas, vamos ao que interessa... Desde o primeiro ano da faculdade, aquando uma qualquer conferência que tive a oportunidade de ver, que estes senhores, se tornaram numa referencia para mim. A metodologia projectual aliada à qualidade das obras e à maneira quase poética como apresentaram os seus trabalhos, fazem-nos sonhar e, querer um dia, produzir projectos de qualidade idêntica. Essa conferência foi um momento único! Lembro-me perfeitamente de trocar imensas ideias com amigos, de chegar a casa super motivado... enfim, momentos mágicos. Mas, hoje, passados seis anos, aqueles que me fizeram um dia sonhar, em cerca de 13 minutos, ao tocarem em assuntos vitais  para a arquitectura, que só aqueles com um visão clara, fruto de 20 anos de experiência são capazes de o fazer, acabaram por matar as minhas últimas esperanças. Na realidade a culpa é minha, eu é que não queria ver o óbvio. Qualquer coisa que começasse por arquitectura e crise, levava-me logo a desviar o olhar, não queria ver... Mas, hoje, decidi encarar o problema de frente! O país está em crise, a arquitectura está em crise, os arquitectos recém-formados (o meu caso) vão ter de emigrar e, procurar trabalho noutros países... Ok, tudo bem! Agora, há que não esquecer que o problema é muito mais que isto, é importante cortar o mal pela raíz e pensar num novo rumo... E é sobre isso que fala este vídeo! (tentem, se conseguirem, abstraírem-se da pivô, que não estava minimamente preparada para a entrevista... #BIGFAIL)


Sem comentários :

Enviar um comentário