20121015

À conversa com Vanessa Teodoro!

São poucos os que não conhecem o trabalho da Vanessa Teodoro AKA the super van. Esta ilustradora e artista plástica, nascida na África do Sul e, já  há alguns anos a viver em Lisboa, é uma das mais activas e criativas artistas portuguesas. No inicio do seu percurso trabalhou em algumas agências de publicidade, chegando mesmo a ser directora de arte. No entanto, esta eterna insatisfeita precisava de "...dar um cunho mais pessoal ao que produzia" - refere numa entrevista ao site Cliente&Designer, no qual o trabalho como freelancer foi uma solução. Actualmente, o seu portefólio conta com algumas parcerias interessantes como por exemplo com a Mtv, a Lacoste, a WeSC, a tmn, a Optimus, entre outros. Segundo uma entrevista que deu ao P3 (suplemento do jornal publico), "Tem um gosto especial por sujar as mãos em projectos relacionados com street art." e, é nesta vertente que, actualmente se tem focado. Feitas as apresentações e, depois de ver e rever alguns dos seus trabalhos, aqui e aqui (dos quais gosto muito), com toda a lata do mundo e a propósito da sua ultima intervenção no painel da GAU (galeria de arte urbana) em parceria com o Pedro Zamith, meti-me à conversa com ela e xarammmm... fiz-lhe uma entrevista. Espero que gostem!

Vanessa Teodoro AKA the super van;
1 - Estudaste design gráfico, publicidade e ilustração, actualmente tens feito alguns trabalhos de street art. Quando é que surgiu o interesse pelo mundo das "artes"?

VT  Quando tinha 5 anos descobri que os "crescidos" conseguiam perceber os meus desenhos sem ter de lhes explicar o que eram. O facto de não ter que meter legendas nas personagens que criava, despertou algo em mim, mais do que um interesse, chamemos-lhe uma vontade de colorir o mundo com os meus marcadores e lápis de cera dos Thundercats.

Dois trabalhos da Bang! Exhibition em 09;
2 - E, hoje em dia, qual destas vertentes tem-te dado mais prazer?

VT  Ilustração, sem dúvida. Tenho muito mais liberdade para criar trabalhos, deixando o meu cunho pessoal. Na publicidade e design gráfico isso já se torna mais difícil.

Uma das várias ilustrações que podemos encontrar à venda no facebook  aqui e, visual da Euro-Fest em Londres;
3 - O teu trabalho caracteriza-se por composições vibrantes em que a cor predomina. Quais as tuas principais influências?

VT  Por norma uso muita cor mas, ultimamente, tenho trabalhado mais o preto e o branco. Em ambos os casos vou buscar inspiração à cultura lowbrow, à banda desenhada, aos padrões e às mascaras africanas e, para tornar tudo muito mais "interessante", à minha vida pessoal.

Ilustração para a Canon, campanha de Outono 2011; 
4 - São diversas as parcerias com algumas das principais marcas nacionais e internacionais. Como adaptas a tua linguagem aos diferentes conceitos?

VT  Quando uma determinada marca pede-me para fazer um trabalho, já têm uma ideia do que podem esperar com a colaboração. O facto de já ter trabalhado na publicidade, ajudou-me a perceber e a identificar melhor a personalidade das marcas, realçando as suas áreas chave, através do meu trabalho da forma mais fluída e divertida possível.

Publicidade, Vodafone, campanha de verão 08 e, tmn, campanha de verão 09;
5 - Tive a oportunidade de ver no teu site vários trabalhos de street art. Qual é a tua perspectiva sobre a arquitectura, visto esta ser um dos principais suportes do teu trabalho?

VT  Paredes altas, largas e brancas são preferenciais, mas adoro um bom desafio. Espero conseguir pintar espaços diferentes e usar as suas formas como ponto de partida e camuflar a arquitectura dentro da própria obra.

Dois pormenores de trabalhos de street art, o primeiro nos Açores (walk&talk) e, o segundo em Marselha:
6 - Apesar de não ser uma estreia, a tua obra mais recente foi no mural da GAU (galeria de arte urbana). No entanto, desta vez houve uma parceria com outro artista. Queremos saber todos os pormenores desta experiência...

VT  É o terceiro e possivelmente o último ano que participo na GAU. Em todas as vezes que participei, desafiei sempre outro artista a colaborar. Acho que é mais divertido partilhar ideias, aprender e usar este tipo de suporte para divulgar o trabalho dos dois. Este ano convidei o Pedro Zamith, um artista de peso no mundo das galerias de arte, no entanto, sem grande experiência em pintar na rua. Achei giro a troca de know-how e o desafio em criar um projecto que juntasse os dois mundos: o bruto e o colorido versus o complexo a preto e branco. Apesar de eu gostar de pintar a cores, desta vez, quisemos criar um contraste marcante. Acho que o resultado final foi positivo.

Galeria Arte Urbana (elevador da glória), lado esquerdo (cor) Pedro Zamith e lado direito (preto/branco) Vanessa Teodoro;
7 - E como somos todos muito curiosos, conta-nos quais os teus projectos para breve!

VT  Vou ter uma exposição/intervenção na embaixada lomográfica dia 18 de Outubro, dia 20 termina a exposição "Lowbra" na Influx da qual faço parte (não percam!). Estou a preparar a minha ida ao Brasil, no âmbito de internacionalizar mais o meu trabalho. Tenho alguns projectos comerciais de ilustração em mãos, que não posso revelar ainda. E claro, continuar a pintar em grande nas ruas de Lisboa e não só.

Body Paiting, trabalho realizado para a Magnética Magazine;
Antes de terminar, tenho de agradecer à Vanessa Teodoro pela simpatia e disponibilidade e, não posso deixar de referir, que a escolha dos trabalhos para acompanhar esta pequena entrevista foi muito complicada, dada a quantidade de excelentes trabalhos que esta possui espalhados por enumeras plataformas. Por isso, convido-vos a visitarem o site, o facebook, o behance, o tumblr, para ficarem a conhecer melhor o seu trabalho. Obrigado!

Street art, Pampero Public Art 2010;

Sem comentários :

Enviar um comentário